Av. Comendador Serafino Fileppo, s/n
Chapada Grande, Itapetininga, SP
Tel (15) 3273-1565
 
Queijaria Artesanal
 

A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia é resultado da verticalização da produção de leite da Fazenda Santa Luzia, localizada em Itapetininga, Estado de São Paulo, que há 30 anos produz leite tipo B de vacas da raça Simental registradas na Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental e Simbrasil (ABCRSS).

Após participarem de cursos técnicos pela Frialp (SEBRAE - RJ), pelo Instituto Cândido Tostes (Juiz de Fora - MG) e ENIL - École Nationale d´Industrie Laitière - (Poligny, França), os proprietários Maristela Nicolellis e Martin Breuer concluiram a construção das dependências da queijaria.

A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia é a primeira queijaria artesanal do Estado de São Paulo, enquadra-sem na Lei 10.507 que dispõe sobre a produção artesanal de produtos de origem animal, é fiscalizada pelo SISP e foi regularizada sob número SISP 0938 em dezembro de 2001.

Produzimos queijos de maneira diferenciada, ao estilo das queijarias artesanais européias, comprometendo-nos a fabricar um produto diferenciado, visando atender um público mais exigente quanto ao atributo qualidade.

A produção é em pequena escala e a matéria prima em sua totalidade é obtida da produção leiteira da própria fazenda, com controle de qualidade realizado por médico veterinário pós-graduado e responsável técnico do estabelecimento.

A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia produz queijos dos seguintes tipos: Minas Frescal, Ricota, Minas Padrão, Coalho, Saint Paulin, Edam, Reino, Gouda com Kümmel, Gouda com Ervas Finas, Parmesão e Brie.

Os queijos são curados em câmara de maturação apropriada por períodos variando entre 1 e 12 meses, dependendo de cada tipo. Durante esta fase ocorre o desenvolvimento do sabor e a formação da casca característicos a cada queijo. As lavagens e viragens são programadas e não há adição de nenhuma espécie de conservantes químicos. A embalagem a vácuo é feita apenas após término do período de maturação, com material aprovado pelo Ministério da Agricultura.